Noticias


Piscinas prestes a abrir e férias desportivas em Oleiros


A sexta edição das Férias Desportivas Verão 2013, organizada pelo Município de Oleiros, está já agendada para o período de 17 de junho a 5 de julho e destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 16 anos. Recorde-se que esta é uma iniciativa que tem como objetivo proporcionar aos participantes um programa com atividades divertidas, seguras e orientadas por profissionais qualificados e experientes.
Assim, uma ida à praia, a realização de um challenger aventura ou de um acampamento, são só alguns dos muitos atrativos onde não faltarão jogos aquáticos, waterball, idas à praia fluvial, muitos desportos coletivos, jogos tradicionais e pré desportivos. As inscrições poderão ser efetuadas até ao dia 13 de junho, na receção das Piscinas Municipais de Oleiros.

Piscinas exteriores abrem dia 18 de junho




Aldeia do Xisto de Álvaro com novos investimentos

A zona balnear da Aldeia do Xisto de Álvaro, em pleno Vale do Zêzere, na albufeira do Cabril, conta a partir deste Verão com novos investimentos capazes de atrair muitos veraneantes até àquela que é considerada a mais suis generis das Aldeias do Xisto. Com a instalação de um cais flutuante para embarcações, melhora-se a capacidade de oferta daquele destino turístico, estando ainda previstos novos investimentos. A ampliação da piscina flutuante, situada em pleno Zêzere e a colocação de um areal e a existência de gaivotas e kayaks, são outros melhoramentos que já foram efetuados, representando outras das novidades para esta época balnear.

Recorde-se que esta é uma das “aldeias brancas”, das aldeias que integram a Rede das Aldeias do Xisto, cuja alvura está associada à importância histórica que esta “villa” sempre teve, fruto do facto de ter sido sede de concelho entre 1514 e 1836, do qual herdou a designação de “mui nobre villa”. O xisto encontra-se assim na essência e na construção das habitações, sendo estas rebocadas e caiadas no exterior, o que mais evidencia a configuração desta Aldeia do Xisto que se estende ao longo da linha de cumeada, paralelamente ao rio Zêzere, num característico serpentear que atesta que estamos nas imediações dos famosos “Meandros do Rio Zêzere”, um dos mais emblemáticos geomonumentos do Geopark Naturtejo e uma paisagem classificada pela UNESCO.




ÁLVARO:A PÉ PELOS CAMINHOS DO XISTO!

 *O ciclo de caminhadas "A pé pelos Caminhos do xisto" regressa à Aldeia de Xisto de Álvaro já no próximo dia 17 de junho, com a realização do Caminho do Xisto de Álvaro "Mui nobre villa". A iniciativa re...sulta de uma parceria entre o Município de Oleiros, ADXTUR, Junta de Freguesia de Álvaro e Wayoint.

*Não perca esta oportunidade e vislumbre uma fantástica paisagem classificada pela UNESCO, passeie por socalcos, visite lagares de azeite e povoações que parecem esperar pela sua visita. Para mais informações, contacte o (+351) 275 647 700 / 960 101 873 ou através do e-mail caminhosdoxisto@waypoint.pt.




BOMBEIROS CANDIDATAM-SE A FUNDOS COMUNITÁRIOS!

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros aguardam pela aprovação da candidatura efectuada ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a requalificação do qua...rtel.

*A candidatura teve já o parecer positivo da comissão mista (a qual integra a Protecção Civil), pelo que é expectável que as obras venham a ser comparticipadas. O investimento previsto ronda os 415 mil euros, a intervenção abrange ampliação, remodelação e requalificação do quartel.

*Segundo o Oleiros Magazine apurou, serão intervencionadas as áreas de comando, balneários, zona de formação, e cobertura do edifício. Todo o edifício será adequado a pessoas portadoras de deficiência (mobilidade).

 

 

 



 

Concurso de Montras da Vila de Oleiros (e Concurso de Árvores de Natal)

I Concurso de Montras da Vila de Oleiros (e Concurso de Árvores de Natal)
Com o objectivo de reviver a tradição e salientar o espírito natalício no seio da comunidade, a Junta de Freguesia de Oleiros está a promover o I Concurso de Montras da Vila de Oleiros, o qual decorrerá de 19 de Dezembro de 2011 a 6 de Janeiro de 2012 e é destinado ao comércio local. Simultaneamente, decorrerá o Concurso de Árvores de Natal, a partir do dia 1 de Dezembro, o qual se destina a todas as Instituições sediadas na Freguesia, sendo a sua participação inteiramente gratuita. A Inscrição no Concurso deverá ser efectuada mediante o preenchimento de uma Ficha de Inscrição, a qual deverá ser entregue nos serviços administrativos da Junta de Freguesia de Oleiros, até às 17H30 do dia 25 de Novembro de 2011.


Obras do novo Jardim-de-Infância de Oleiros a bom ritmo


Obras do novo Jardim-de-Infância de Oleiros a bom ritmo
Iniciadas no passado mês de Junho, decorrem a bom ritmo, as obras de construção do edifício destinado ao novo Jardim-de-infância de Oleiros, sendo que, o prazo para a sua conclusão é de 10 meses.

O novo edifício situa-se junto da escola-sede do agrupamento, no espaço entre esta e o edifício da escola do 1.º ciclo, o qual se encontra nas imediações do complexo desportivo municipal.

A obra foi adjudicada à firma Teixeira Pinto & Soares, Lda., pelo valor de 395.035,53 euros a que acresce o respectivo IVA.



Município de Oleiros promove Concurso de Ideias


 Município de Oleiros promove Concurso de Ideias
O Município de Oleiros está a promover a realização do Concurso de Ideias “Empreendedorismo 2011”, numa estratégia articulada com a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul (CIMPIS), com o objectivo de desenvolver o espírito empreendedor da população em geral, contribuindo para a promoção do desenvolvimento e dinamismo locais. Desta forma, permite-se a valorização do potencial concelhio, fomentando a criação de uma nova dinâmica, imagem, produtos e serviços, ao mesmo tempo que se pretende promover e apoiar uma cultura empreendedora no concelho de Oleiros. Para além da atribuição de prémios para as três melhores ideias concorrentes, o concurso contempla ainda a possibilidade de concessão de apoios para a concretização dos projectos mais inovadores e originais.
A formalização das candidaturas a concurso será efectuada através do preenchimento do Formulário de Candidatura (disponível em www.cm-oleiros.pt, juntamente com as Normas do Concurso) e da sua entrega, juntamente com o Curriculum Vitae do(s) promotore(s) da ideia a concurso, até às 17,30 horas do dia 31 de Janeiro de 2012, pessoalmente no Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Oleiros, ou por correio, através de carta registada com aviso de recepção para “Concurso de Ideias Empreendedorismo 2011, Câmara Municipal de Oleiros (GIP), Praça do Município 6160-409 Oleiros”. Para mais informações, consulte o website do Município de Oleiros ou contacte através do            272 680 130       ou via e-mail gip@cm-oleiros.pt.

Importantes achados arqueológicos no concelho

Com a celebração do dia internacional das montanhas, no passado dia 11 de Dezembro, em Oleiros, o Município de Oleiros, em parceria com a Naturtejo, deu destaque à arte rupestre existente nas Montanhas de Oleiros, nomeadamente alguns achados recentes, que vêm demonstrar a ocupação humana por estas paragens, um “usufruto da paisagem que dura há cerca de 5000 anos”. O Dia Internacional das Montanhas ficou marcado pela interessante palestra “Arqueologia nas Montanhas de Oleiros”, a cargo do Dr. João Caninas da Associação de estudos do Alto Tejo e a qual foi complementada por uma visita guiada a um dos locais de interesse. 


Uma das grandes revelações deste dia, prendeu-se com a contemplação da Arte Rupestre existente nas Montanhas de Oleiros, nomeadamente a existência de gravuras, a qual veio comprovar a ocupação antiga da região. Por outro lado, achados recentes na Serra Vermelha, nomeadamente uma estrutura que se pode conectar com um ritual funerário atribuível à Pré-Historia Recente, vem atestar um “usufruto da paisagem” com cerca de 5000 anos. Recorde-se anteriores descobertas, como a existência de antigos monumentos funerários (tumulus) no concelho, haviam preenchido uma lacuna no conhecimento da presença efectiva de comunidades humanas, nesta zona serrana do distrito de Castelo Branco, a partir do Neolítico.



Município de Oleiros promove o seu Património Geomineiro


O Município de Oleiros aposta na promoção do património geomineiro concelhio.